Benefícios da Meditação: Melhore Seu Sono, Criatividade e Sistema Imunológico
A vida pode ser uma verdadeira correria. Há compromissos para cumprir, filhos para cuidar, contas para pagar… a lista parece interminável. Mas com que frequência você para e aproveita o momento presente, em vez de se preocupar com o que vem a seguir?
Neste artigo você vai conhecer vários benefícios da meditação para saúde, entretanto saiba que os benefícios da meditação vão muito além do que conhecemos, pois existem vários estudos comprovados cientificamente sobre os benefícios físicos, mentais e espirituais.
Se você sente que precisa de uma pausa, a meditação pode ser a solução. Mesmo que você não esteja estressado, os benefícios da meditação vão muito além do relaxamento.
O Que é Meditação?
A meditação é uma prática que treina sua mente para se concentrar no presente e encontrar calma no meio do caos.
“Quando meditamos, nós ‘apertamos pausa’ e direcionamos nossa atenção para o aqui e agora”, explica Tracy Hacker, gerente de caso de saúde comportamental no Geisinger Health Plan. “É uma habilidade que pode ajudar você a desenvolver uma melhor consciência de si mesmo e de tudo o que está acontecendo ao seu redor.”
Você pode estar pensando, “Embora você deva continuar indo às consultas médicas, a meditação pode contribuir para manter sua saúde”, afirma Hacker.
“É um equívoco comum que meditar é igual a não pensar”, explica ela. “Em vez de esvaziar sua mente, você observa seus pensamentos, os aceita como são e reforça sua atenção em um ponto de ancoragem, como sua respiração, um mantra ou uma visualização.”
Benefícios da Meditação
Esse hábito simples tem grandes efeitos na sua saúde mental e física. Veja alguns benefícios da meditação que você pode ou não conhecer:
- Reduz o Estresse Meditação pode reduzir o estresse, e esse alívio acontece em um nível molecular. “Pesquisas mostraram que a meditação mindfulness pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, diz Hacker. Altos níveis de cortisol podem aumentar o risco de doenças cardíacas, problemas estomacais, dores de cabeça, ganho de peso e muito mais.
- Reduz a Pressão Arterial A meditação pode ajudar a diminuir a pressão arterial, especialmente quando combinada com outras técnicas de redução do estresse, devido ao seu efeito no cortisol.
- Ajuda com Ansiedade e Depressão A meditação ajuda a controlar os sintomas de ansiedade e depressão. “Estudos mostraram que a meditação pode reduzir preocupações, melhorar o bem-estar e promover perspectivas positivas”, diz Hacker. É melhor usá-la junto com o tratamento médico tradicional.
- Apoia o Gerenciamento do Vício e dos Desejos Meditação pode ser um complemento benéfico ao tratamento da dependência, ajudando você a observar seus pensamentos e sentimentos sem se deixar sobrecarregar por eles.
- Fortalece o Sistema Imunológico Há evidências crescentes de que a meditação pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e promover um envelhecimento saudável. “Você não deve pular consultas médicas, mas a meditação pode ajudar a mantê-lo bem”, diz Hacker.
- Alivia a Dor Meditação pode reduzir a inflamação e ajudar a tornar a dor crônica mais controlável, melhorando a qualidade de vida.
- Melhora a Qualidade do Sono Se preocupações e pensamentos estão atrapalhando seu sono, tente uma meditação rápida antes de dormir. Pessoas que meditam adormecem mais rápido e têm sono de melhor qualidade.
- Aumenta a Memória em Adultos Mais Velhos A meditação pode melhorar a memória e potencialmente prevenir a doença de Alzheimer ou demência. “Gastar 12 minutos por dia praticando Kirtan Kriya pode melhorar memória e pensamento”, diz Hacker.
- Promove a Criatividade Meditação mindfulness pode deixar as pessoas mais dispostas a aceitar novas ideias e formas de pensar. Fazer uma pausa para deixar os pensamentos virem e irem sem julgamento usa as mesmas partes do cérebro usadas para brainstorming criativo.
Começando Sua Prática
A melhor coisa sobre meditação? É grátis e qualquer um pode fazê-la.
Para começar, sente-se confortavelmente em uma área silenciosa, feche os olhos e foque na respiração, permitindo que os pensamentos venham e vão. Pratique isso por alguns minutos a cada dia, estendendo a duração conforme fica mais fácil.
Você também pode tentar uma meditação guiada no YouTube, no seu assistente de voz em casa ou em um aplicativo gratuito. O Departamento de Assuntos de Veteranos oferece vários aplicativos gratuitos de saúde mental e mindfulness que são ótimos para o público em geral.
Lembre-se de que a meditação não é uma solução definitiva e você pode não ver os benefícios da noite para o dia. Se estiver se sentindo sobrecarregado pelo estresse ou tiver outros sintomas de saúde, procure seu médico ou um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar você a identificar a fonte e encontrar soluções, além da meditação.
Para mais dicas de saúde e bem-estar, continue acompanhando nossos posts.